18 detentos recolhidos no Presídio de Nanuque MG participaram do Encceja PPL

Spread the love

Dezoito indivíduos privados de liberdade recolhidos no Presídio de Nanuque, no vale do mucuri, participaram nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de outubro, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos voltado para Pessoas Privadas de Liberdade, o Encceja PPL.

Em Minas Gerais, quase 13 mil detentos e 164 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas participam das provas, que foram aplicadas em 143 unidades prisionais, 49 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e 16 unidades socioeducativas.

O quantitativo de detentos inscritos na unidade prisional de Nanuque, abrange cerca de 15 % da população carcerária atual.

Minas Gerais tem, proporcionalmente, o maior número de inscritos do país. Apesar de São Paulo ficar em primeiro lugar em número absoluto, com 37.451 presos inscritos, o estado possui uma população carcerária cinco vezes maior do que a mineira.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), coordenou a realização das provas, que ocorreram dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado, mais o Distrito Federal, conforme termo de acordo de adesão firmado com o Inep.

Nesta quarta-feira, os candidatos à certificação do Ensino Médio responderam questões de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física; ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).

De acordo com o edital retificado do Encceja PPL 2024, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep, a partir de 11 de novembro.