Corregedoria da PMMG cumpre mandados de busca e apreensão em Nanuque MG
Em suma, nesta quarta-feira 30 de abril de 2025, a Corregedoria da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais – com apoio de militares do Batalhão da Polícia Militar do Meio Ambiente realizaram uma grande operação em locais específicos na cidade de Nanuque – para averiguarem denúncias de suposto desvio de conduta de militares lotados no BPMMA, designados para desempenharem funções de policiamento específico em Nanuque e região.
Primeiro Investigado
De posse dos respectivos mandados de busca e apreensão, os militares estiveram na residência do primeiro investigado – trata-se de militar da ativa, lotado no respectivo Batalhão do Meio Ambiente, cumprindo suas atividades de maneira regular em Nanuque e região. Após as formalidades e leitura do inteiro teor do mandado judicial expedido pela Justiça Militar da PMMG, os diligentes adentraram no local, e, em um dos cômodos da residência, foi apreendido uma arma de fogo calibre .38 munciada, porém sem a documentação formal. Em que pese o investigado possuir autorização para porte e posse de arma de fogo, o armamento apreendido não possuia a documentação necessária, sendo assim, foi apreendida para averiguação.
Em ato contínuo, foi realizado buscas nos demais cômodos da residência do investigado, sendo localizado apenas 01 aparelho celular, que foi apreendido e devidamente catalogado para averiguação. Cumpre salientar, que foi realizado buscas minuciosas em toda residência e nada mais de ilícito foi encontrado.
Sendo assim, em cumprimento às formalidades legais, o investigado foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Nanuque, após os trâmites legais, foi ouvido e autuado por porte irregular de arma e munição de calibre restrito, sendo liberado em seguida mediante pagamento de fiança.
Segundo investigado
Em continuidade às diligências, os militares estiveram na residência do segundo alvo da operação, que trata-se de cidadão civil, arrolado no IPM (Inquérito Policial Militar) por suposta coautoria dos fatos em apuração, ao chegarem no local, o investigado não foi encontrado, porém, após algumas diligências, foi localizado em um ponto de taxi no centro de Nanuque. Após as formalidades de praxe e leitura do inteiro teor do mandado judicial expedido pela justiça, o investigado acompanhou os militares até a sua residência para averiguação – em um dos cômodos, foi localizado uma arma de fogo modelo artesanal (cartucheira) calibre .20, em ato contínuo, foi localizado dentro do guarda-roupas uma arma de fogo calibre .635 com 05 munições intáctas, no mesmo local, foi apreendido diversas munições de calibre variados, inclusive de calibre restrito.
Em outro cômodo da residência, foram localizadas duas armas de fogo de fabricação artesanal modelo (Garrucha). Cumpre salientar que as diligências foram devidamente filmadas e acompanhadas por testemunhas.
Por fim, tendo em vista que o investigado não possuia documentação regular das armas localizadas, nem autorização de porte e posse de arma de fogo, foi preso em flagrante e conduzido com os materiais para a delegacia de polícia civil de Nanuque, onde a autoridade policial o autuou por posse irregular de armas de fogo de calibre permitido – e – de munições de calibre restrito, em ato contínuo, ratificou a prisão, e o encaminhou para custódia da Polícia Penal de Nanuque.
Terceiro Investigado
Nesta senda, os militares realizaram diligências na residência do terceiro investigado, trata-se de militar da ativa, lotado do Batalhão de Polícia Militar do Meio Ambiente em atuação nesta região. De posse do respectivo mandado, os diligentes realizaram a leitura do inteiro teor do madado de busca e apreensão expedido pela Justiça Militar – após as formalidade de praxe, os diligentes adentraram no local – preliminarmente, foi apreendido diversas munições de calibres variados sem a devida documentação legal – bem como, 01 revóver calibre .38 sem a devida documentação, 01 espingarda modelo (polveira), 02 canos de espingarda polveira e uma coronha de espingarda.
Por fim, em que pese o investigado possuir autorização para porte e posse de arma de fogo, não apresentou a documentação exigida pela lei para a posse dos materiais localizados, sendo assim, foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil de Nanuque, após as formalidade de praxe foi ouvido e liberado mediante pagamento de fiança, visto que, foi autuado por posse ilegal de armas e munições de permitido e restrito.
O caso segue em investigação – por se tratar de Inquérito Policial Militar, coordenado pela Corregedoria da PMMG, o caso segue em segredo de justiça. Noutro norte, a Delegacia Regional de Polícia Civil de Nanuque deverá instaurar inquérito policial para averiguar a origem dos materiais apreendidos.
Manifestação da defesa
Nossa equipe entrou em contato com advogado de defesa dos investigados Dr. Samuel Keller, e este, de maneira célere e profissional manifestou sobre o caso. Acompanhe através do nosso canal no Youtube.