Sejus lança ferramenta para localizar detentos no Sistema Prisional do Espírito Santo
Uma ferramenta criada para facilitar o acesso à localização dos detentos do sistema prisional do Espírito Santo foi lançado, no mês de março, pela Secretaria de Justiça (Sejus), chamado de Rastreio Penal.
O sistema foi criado pela Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC) e pode ser acessado por meio do site da Sejus, clicando em Rastreio Penal. Qualquer pessoa pode acessar a localização dos detentos se possuir conta no Acesso Cidadão ou no GOV.BR.
Ao entrar no link de acesso, o usuário deverá fazer login do Acesso Cidadão. Após isso, é necessário informar o nome completo da pessoa presa para obter a localização e o nome da unidade prisional que realiza a custódia.
Para o secretário de Estado de Justiça, Rafael Pacheco, a ferramenta foi criada para agilizar a localização dos presos, procurados, principalmente, por familiares.
Recebemos de forma rotineira a procura de familiares de internos que buscam saber em qual unidade prisional seus entes queridos estão custodiados. O Rastreio Penal foi criado com essa finalidade. Busca agilizar a informação sobre a localização do preso, para que esse familiar possa se organizar para a realização do cadastro de visitas sociais, procedimentos necessários para a visita do local, bem como para informações repassadas para o atendimento jurídico dessas pessoas, explicou Rafael Pacheco.
A Sejus destacou que a nova ferramenta não interfere na segurança dos detentos, com protocolos rigorosos de segurança nas unidades prisionais do Espírito Santo.
Além disso, a plataforma não informa dados sensíveis dos detentos, apenas indicando a unidade penitenciária responsável pela custódia e o telefone de contato do Serviço Social local.
A secretaria destaca também que as visitas sociais ocorrem apenas para pessoas devidamente cadastradas junto ao Centro de Cadastramento de Visitantes (Cecavi), sendo necessário preencher alguns requisitos e enviar documentos específicos para fazer o cadastro. O detento também precisa consentir a visita do familiar cadastrado.
Como acessar
Para acessar o Sistema Rastreio Penal, basta clicar neste link, fazer o login ou, se necessário, realizar cadastro.

Depois da realização do login, é necessário digitar o nome completo do detento a ser localizado e clicar em “buscar” para saber em qual unidade prisional ele está.

Após digitar o nome da pessoa procurada, o sistema oferece nome, endereço e o telefone de contato do Serviço Social da unidade prisional responsável.

Fonte: Folha de Vitória