“Mulheres que Inspiram” Policiais femininas ministram palestra motivacional na Escola Estadual Álvaro Amorim em Nanuque MG

Spread the love

Nesta segunda-feira (31), integrantes femininas das polícias Militar, Penal e Civil realizaram na Escola Estadual Álvaro Amorim, estabelecida na cidade de Nanuque, no Vale do Mucurí, palestra motivacional com o tema; “Mulheres que Inspiram”.

Nesta oportunidade, as Pfems Angélica Maria Bonfim Dutra (PPMG), Paola Cristina Amaral Trovões (PCMG) e Eliane de Paula (PMMG) ministraram palestra para cerca de 30 alunas, todas inseridas no ensino integral, com o tema motivacional “Mulheres que Inspiram”, para que estas, possam lograr êxito na vida acadêmica e mercado de trabalho, transformando a realidade local e de suas famílias.

Durante as palestras, as policiais tiveram a oportunidade de pontuar para as alunas, os principais desafios da função policial (feminino), esclareceram dúvidas, e proferiram orientações preventivas sobre os males e consequências do uso indevido de alucinógenos na adolescência.

A Policial Penal Angélica Maria Bonfim Dutra pontuou, que a palestra ” Mulheres que Inspiram”, foi em referência ao encerramento do mês das mulheres, visto que, no dia 08 de março, foi comemorado o dia internacional das mulheres.

Dia internacional das mulheres

O Dia Internacional das Mulheres ou Dia Internacional da Mulher, é celebrado anualmente no dia 8 de março. A ideia de uma comemoração anual surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou o Dia das Mulheres em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York – EUA, uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.

Durante as conferências de mulheres da Internacional Socialista, em Copenhague, 1910, foi sugerido por Clara Zetkin, que o Dia das Mulheres passasse a ser celebrado todos os anos, sem que, no entanto, fosse definida uma data específica. A partir de 1913, as mulheres russas passaram a celebrar a data com manifestações realizadas no último domingo de fevereiro.

Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro), no calendário juliano ainda na Rússia Imperial, organizou-se uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país. Operários metalúrgicos acabaram se juntando à manifestação, que se estendeu por dias e acabou por precipitar a Revolução de 1917. Nos anos seguintes, o Dia das Mulheres passou a ser comemorado naquela mesma data, pelo movimento socialista, na Rússia e em países do bloco soviético.

Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional das Mulheres, pelas Nações Unidas. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países — como um dia de protesto por direitos ou de edulcorada celebração do feminino, comparável ao Dia das Mães. Em outros países, a data é amplamente ignorada.

Com informações da Wikipedia