Polícia Civil anuncia redução de quase 80% nos crimes violentos na cidade de Nanuque MG

A 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade de Nanuque, no vale do Mucurí Mineiro, enviou ao Portal de Notícias Radar Vale do Mucurí, dados apontando redução drástica nos crimes violentos nesta comarca. Os dados abrangem os últimos 6 anos, de 2019 a 2024.

Fonte: Polícia Civil de MG

Segundo registros do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Nanuque, no ano de 2019 foram registrados 14 homicídios consumados. Em 2020, apesar da atuação constante das polícias, foi registrado 15 homicídios, resultando no aumento de 7,14% no índice de criminalidade violenta na região.

Em  2021, foram registrados 18 homicídios consumados. Sendo assim, em comparação entre os anos de 2020 para 2021, registra-se aumento de 20% nos crimes violentos. Segundo os órgãos da segurança pública, exatamente nesta época foi constatado a chegada de organizações criminosas nesta região, posto isso, eclodiu-se diversos confrontos entre criminosos visando o controle do tráfico de drogas na cidade, causando várias mortes. Estes confrontos, colaboraram com o aumento gradativo da violência.

Em 2022, a Polícia Civil registrou 30 homicídios consumados. Segundo informações da polícia, a maioria das vítimas tinham ligação com o tráfico de drogas local. Com base nestes dados, calcula-se o aumento de 66,67% nos homicídios neste período. Os dados em tela não abrangem as cidades de Serra dos Aimorés e Carlos Chagas, que são de responsabilidade da 4ª Delegacia de Polícia de Nanuque.

No no ano sequente, (2023), foi registrado 22 homicídios consumados, em comparação ao ano de 2022, constata-se que houve uma redução no índice de mortes violentas na proporção de 26,67%, esta redução foi devido à diversas operações e prisões realizadas pelas polícias desta comarca.

Para o ano de 2024, as Polícias Civil, Militar e Penal, realizaram um trabalho ainda mais incisivo no combate à criminalidade violenta na região. De acordo com informações da polícia, o aumento da criminalidade violenta na região foi devido a migração de organizações criminosas que antes, atuavam nas grandes metrópoles, para as cidades de médio e pequeno porte do interior. As forças de segurança deduziram ainda, que os líderes destas organizações criminosas acreditavam que as polícias destas regiões não possuíam material humano, nem mecanismos eficientes para combate-los, contudo, a queda no índice de criminalidade apontam que o trabalho incisivo e eficiente das polícias, com apoio do Ministério Público e da Justiça Criminal desta comarca, demonstram o controle total da situação.

Posto isso, há de se comparar que no ano de 2023 foram registrados 23 homicídios consumados em Nanuque, noutro norte, até o dia 5 de junho de 2024, foram registrados 5 homicídios, uma redução de 77,27% nas mortes violentas em Nanuque.


No ano de 2022, a cidade de Nanuque foi coroada com a triste estatística de cidade mais violenta do estado de Minas Gerais, devido ao alto índice de homicídios consumados registrados naquela época.  Sendo assim, foi realizado uma série de adequações e realização de trabalho conjunto de inteligência policial entre as polícias, com participação do Ministério Público e da Justiça Criminal, resultando na prisão de diversos indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos atribuídos a estes.

Noutro vértice, registra-se que alguns indivíduos foram mortos em confronto com a polícia por se recusarem a se entregar. Segundo informações da polícia, durante cumprimento de mandados de prisão, estes indivíduos efetuaram disparos de arma de fogo em desfavor dos agentes da lei que revidaram à injusta agressão, resultando em morte.

No cárcere, a polícia penal mineira traçou estratégias relevantes, transferindo diversas lideranças de organizações criminosas para presídios diversos, esta estratégia foi crucial, visto que, distribuídos em presídios mistos, as ações destes indivíduos foram dificultadas, trazendo reflexos positivos para a segurança pública da região.

Em relação a atuação da polícia militar, desde a eclosão da criminalidade violenta com a chegada de organizações criminosas na região, estes tem realizado um trabalho incessante e atuante, trazendo resultados acima da média estadual com diversas prisões e apreensões de drogas e armas. graças a este trabalho incisivo com operações policiais em pontos estratégicos, com apoio do policiamento de fronteira, Bahia e Espírito santo, colhe-se nesta data um resultado comemorável , tirando a cidade de nanuque da lista de cidade mais violenta de minas.

No que se refere ao trabalho da Polícia Civil, esta, em parceria com o Ministério Público, desenvolveu um trabalho investigativo brilhante, resultando em diversas operações, prisões e condenações de criminosos de alta periculosidade, devolvendo a sensação de segurança a população trabalhadora da região