Tribunal do Juri de Nanuque MG condena casal a uma penal total de 26 anos de prisão por assassinar um homem em Serra dos Aimorés
O Tribunal do Juri da comarca de Nanuque, no vale do mucuri, julgou procedente a pretenção punitiva estatal, e decidiram pela condenação um homem de 32 anos e uma mulher de 25 por envolvimento em um homicídio ocorrido na cidade de Serra dos Aimorés, na data de 26 de fevereiro de 2023.
De acordo com as investigações da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa da DRPC de Nanuque, na época dos fatos, os autores encontravam-se em um bar na cidade de Serra dos Aimorés, instante em que a vítima, acompanhada de outras pessoas, adentrou no local, iniciando-se algumas provocações entre os grupos, em especial em desfavor da mulher, identificada por Ana Luiza Cruz Luiz, culminando em luta corporal entre o réu, identificado por Tácio Oliveira Santos e a vítima, identificada por Samuel Gabriel Faustino, com agressões e xingamentos recíprocos.
Ressai que a luta corporal teve fim após intervenção de terceiros. As investigações constataram ainda, que após a confusão, o casal decidiu que mataria a vítima para se vingar. Em ato contínuo, o casal adquiriu uma arma de fogo (pistola) e na direção de uma motocicleta iniciaram as buscas pela vítima.
Consta ainda, que durante o deslocamento pelas ruas de Serra dos Aimorés, os autores encontraram a vítima (Samuel), que se deslocava de bicicleta, momento em que pararam a motocicleta e a mulher (Ana Luiza), que estava na garupa, sacou a arma da cintura e tentou atirar na vítima, entretanto, por imperícia, a mulher acabou efetuando um disparo no próprio rosto. Diante do ocorrido, o autor (Tácio), pegou a arma de fogo da mão da Ana Luiza e efetuou dois disparos contra a vítima, (Samuel) que tentou sem êxito escapar, contudo foi atingido e caiu no local.
Após o crime, a Polícia Militar foi acionada por populares, que compareceu ao local e se deparou com a vítima caída ao solo pedindo por socorro. Devido à gravidade dos ferimentos, a vítima foi socorrida pelos próprios policiais militares e encaminhada até o Hospital Municipal, minutos após, não resistiu aos ferimentos e morreu.
Logo em seguida, a mulher, (Ana Luiza), chegou ao Hospital acompanhada de uma amiga com um ferimento de disparo de arma de fogo no rosto. Ao ser questionada pela polícia, a amiga da autora confirmou que o ferimento no rosto da sua amiga foi decorrente ao crime praticado em Serra dos Aimorés, sendo assim, após atendimento médico, a mulher foi presa em flagrante.
Dias após, o autor também foi preso, e encaminhado ao cárcere, ficando a disposição da justiça até a presente data.
Após os trâmites processuais, nesta quarta-feira, 30 de outubro de 2024, o caso foi apreciado pelo tribunal do juri da comarca de Nanuque, que após ouvirem a sustentação oral da defesa dos acusados, cuja atuação foi realizada pelo advogado criminalista; Dr. Élio Ferreira de Souza, e pela acusação, que teve atuação da Promotoria de Justiça de Nanuque, os jurados decidiram pela condenação dos réus por homicídio qualificado, praticado por motivo torpe, sem possibilidade de defesa da vítima.
Por fim, após a decisão dos jurados, a juiza presidente sentenciou o homem a 18 anos de prisão, e a mulher a 8 anos . Não foram concedidos aos réus o direito de recorrer da sentença em liberdade.
Nossa redação entrou em contato com o advogado dos réus, e, este pontuou que irá recorrer da sentença aplicada a seus clientes, visto que, em seu entendimento, a sentença aplicada aos réus foi desproporcional, e vai tentar a absolvição ou redução das penas no Tribunal de Justiça em Belo Horizonte.