18 detentos recolhidos no Presídio de Nanuque MG participaram do Encceja PPL
Dezoito indivíduos privados de liberdade recolhidos no Presídio de Nanuque, no vale do mucuri, participaram nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de outubro, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos voltado para Pessoas Privadas de Liberdade, o Encceja PPL.
Em Minas Gerais, quase 13 mil detentos e 164 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas participam das provas, que foram aplicadas em 143 unidades prisionais, 49 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e 16 unidades socioeducativas.
O quantitativo de detentos inscritos na unidade prisional de Nanuque, abrange cerca de 15 % da população carcerária atual.
Minas Gerais tem, proporcionalmente, o maior número de inscritos do país. Apesar de São Paulo ficar em primeiro lugar em número absoluto, com 37.451 presos inscritos, o estado possui uma população carcerária cinco vezes maior do que a mineira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), coordenou a realização das provas, que ocorreram dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado, mais o Distrito Federal, conforme termo de acordo de adesão firmado com o Inep.
Nesta quarta-feira, os candidatos à certificação do Ensino Médio responderam questões de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física; ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
De acordo com o edital retificado do Encceja PPL 2024, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep, a partir de 11 de novembro.