Fugiu: Detento sai para prestar serviços para a Prefeitura de Nanuque e não retorna ao cárcere
Na tarde desta terça-feira 22 de abril, a Polícia Penal de Nanuque registrou a fuga de detento prestador de serviço voluntário para a Prefeitura Municipal de Nanuque.
Segundo informações da Polícia, o detento identificado por Venícius Santos de Oliveira de 38 anos de idade estava em regime semiaberto, e, após cumprir parte da sentença, foi beneficiado pela justiça a prestar serviços gerais para a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nanuque sem vigilância, saia do Presídio de Nanuque às 6:00 horas da manhã, e retornava às 17:30 hrs para pernoitar no cárcere. Contudo, no fim da tarde desta terça-feia (22), após o término das tarefas diárias, um funcionário da Prefeitura de Nanuque levou o Venícius Santos de Oliveira e outros 5 detentos que usufruem do mesmo benefício até a porta do presídio, enquanto aguardavam para realizar os procedimentos para adentrar na unidade prisional, o detento Venícius evadiu-se, seguindo rumo inserto e não sabido.
Ainda de acordo com as informações, no momento da fuga, haviam outros 14 detentos que usufruem do trabalho externo (albergados) aguardando para serem revistados, porém, o dito indivíduo adentrou no mato alegando que ia urinar e desapareceu, somente sendo percebido sua fuga minutos após.
Frise-se, que o detento Venícius Santos de Oliveira possuía autorização judicial para permanecer do lado externo da unidade prisional até as 18 horas, contudo, aproveitou-se da confiança depositada pela justiça para escapar sem precisar romper barreiras físicas. Essa situação é considerada um tipo específico de fuga, com implicações legais e procedimentais distintas. Caso seja recapturado, o preso responderá procedimento administrativo e judicial, e, provavelmente, será regredido de regime e cumprirá o restante da sentença imposta pela justiça no cárcere.
Venícius Santos de Oliveira é natural do Espírito Santo, possui endereço residencial na rua Caravelas, distrito de Itabaina – ES.
Segundo informações da polícia, o indivíduo foi condenado a 10 anos e 09 meses de prisão pelo crime de roubo. Em meados do ano de 2021, Venícios adentrou pelo telhado de um estabelecimento comercial no distrito de Itabaiana-ES, e subtraiu certa quantia em dinheiro. Posteriormente, mais precisamente em meados do ano de 2022, Venícius foi preso em Nanuque pela prática de novo crime, desde então, permaneceu no cárcere, e após o trânsito em julgado e cumprimento de parte da sentença, progrediu para o regime semiaberto, foi posto em liberdade parcial para trabalho externo voluntário na Prefeitura de Nanuque, porém, evadiu-se sob abuso de confiança.
Caso tenham notícias do paradeiro de Venícius Santos de Oliveira, Disque Denúncia, (181) ou 190 Polícia Militar. Não é necessário se identificar.
“SE VOCÊ NÃO QUER APARECER, NÃO DEIXE QUE O FATO ACONTEÇA”. RADAR VALE DO MUCURÍ, 13 ANOS, A SERVIÇO DO POVO MINEIRO