Forças de segurança registram o menor índice de criminalidade violenta na comarca de Nanuque e região desde o ano de 2021

Spread the love

As forças de Segurança Pública da comarca de Nanuque, no Vale do Mucurí, comemoram a significativa redução na criminalidade violenta na região. Os dados comparativos enviados ao Portal de Notícia Radar Vale do Mucurí, abrange os anos de 2021 a 2024.

A queda nos indicadores de violência extrema nas duas cidades da tríplice fronteira se deu, devido à atuação incisiva das forças de segurança, com realização de operações contínuas, e o trabalho colaborativo do serviço de inteligência policial, que através da troca de informações entre as polícias Civil, Militar, Penal e polícias de fronteira; Bahia e Espírito Santo, foi possível identificar as principais lideranças de organizações criminosas atuantes, resultando na prisão e condenação dos principais líderes e seus comparsas.

Entrevista coletiva: Capitão Gedaias – Subcomandante da 24.ª Cia PM Ind – Dr João Augusto Ferraz – Delegado Regional da DRPC de Nanuque – Tenente Coronel Assis – Ex. Comandante da 24.ª Cia PM Ind – Dr. Luiz Bernardo – Delegado da Agência de Inteligência da DRPC de Nanuque

Segundo os dados registrados pela Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), em 2021, foram registrados 18 homicídios consumados e 13 homicídios tentados em Nanuque, enquanto em Serra dos Aimorés, que fica acerca de 15 quilômetros de Nanuque, foram registrados 07 homicídios consumados e 03 tentados, totalizando 41 ocorrências de crimes violentos registrados nestas duas cidades.

Em 2022, houve uma “explosão” de violência nessa região, segundo dados do DHPP, foram registrados 30 homicídios consumados e 08 tentados em Nanuque e 05 homicídios consumados em Serra dos Aimorés, totalizando 43 ocorrências de crimes violentos, com de uso de arma de fogo ou arma branca (faca/facão).

Em 2023, foram registrados 22 homicídios consumados e 08 tentados em Nanuque, enquanto em Serra dos Aimorés, foram registrados 10 homicídios consumados e 04 tentados, totalizando 44 ocorrências de crimes violentos nas duas cidades.

Fonte: DRPC – Nanuque

Em 2024, o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) da DRPC de Nanuque enviou dados conclusivos registrados até esta segunda – feira, (16/12). Segundo os dados registrados, foram 09 homicídios consumados e 03 homicídios tentados durante este ano, uma queda de mais de 75% na criminalidade violenta em Nanuque e Serra dos Aimorés, resultados importantes, que devolveu a sensação de segurança aos munícipes, visto que, no ano de 2022, a cidade de Nanuque liderou o ranking estadual, sendo eleita a cidade mais violenta de todo o Estado de Minas Gerais.

Segundo informações das autoridades, o aumento gradativo da violência durantes os últimos 3 anos na região se deu, devido à chegada de organizações criminosas vulgarmente conhecidas por Tudo 2 e Tudo 3, uma epécie de ramificação do PCC (Primeiro Comando da Capital) de São Paulo e CV (Comando Vermelho) do Rio de Janeiro, que a partir daquela data, iniciaram disputa pelo comando do tráfico nesta região, resultando em muitas mortes violentas entre as duas partes.

Noutro norte, as forças de segurança pública trabalharam diuturnamente realizando diversas operações, com apoio incisivo das agências de inteligência das políciais Civil, Militar e Penal de Minas Gerais, bem como, com a colaboração e apoio das polícias de fronteira, que abrange os estados da Bahia e Espírito Santo, resultando na prisão de diversas lideranças dessas organizações criminosas. Frisa-se, que durante os eventos, ocorreram a morte de alguns criminosos em confronto com a polícia, que, durante o cumprimento dos mandados de prisão, efetuaram disparos de arma de fogo em desfavor dos agentes, que revidaram à injusta agressão, resultando em morte dos criminosos.

Lançamento de Operação da Polícia Militar em Nanuque

Há de se destacar, a atuação incisiva do Ministério Público e da Justiça Criminal da comarca de Nanuque, que, desde o início dos trabalhos investigativos, deram total apoio e respaldo jurídico aos policiais, com expedição de mandados de busca e apreensão e prisão, após os trabalhos precisos de investigação e identificação dos envolvidos.

Em ato contínuo, após a prisão destes indivíduos, a Promotoria de Justiça e a Justiça Criminal da comarca de Nanuque continua apresentando resultados importantes para o controle da criminalidade violenta na região. Após o curso dos processos, garantindo aos acusados o direito à ampla defesa e o contraditório, os operadores da justiça vem realizando condenações importantes, com uma média de 25 a 30 anos de prisão para crimes de homicídios dolosos, essa dosimetria das penas em patamar maior, tem refletido diretamente nos resultados apresentados nesta data, com a queda significativa dos crimes violentos na região.

Helicóptero Pégasus da PMMG dando apoio à Operação Renoe em Nanuque