Inep realiza provas do Enem para detentos do Presídio de Nanuque

Spread the love

Na última terça e quarta-feira, 10 e 11 de dezembro, foi realizado no Presídio de Nanuque, no Vale do Mucurí, o (Enem PPL). Segundo os administradores daquela unidade prisional, cerca de 10 indivíduos privados de liberdade atenderam àos requisitos exigidos pelo Inep para realizar o exame este ano.

Em Minas Gerais, 186 unidades prisionais participaram do exame, enquanto no sistema socioeducativo, adolescentes de 14 unidades também fizeram as provas.

O Enem é porta de entrada para o ensino superior e representa a chance de um novo futuro para quem encontra-se recluso. Cumpre ressaltar, que em Minas, 540 indivíduos privados de liberdade fazem cursos de graduação atualmente à distância, ou de forma presencial com autorização judicial, mesmo estando em cumprimento de pena.

A ação é incentivada pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), por ser pilar da ressocialização.

Em 2024, o Depen-MG registrou 6.597 inscrições, superando as 6.590 de 2023. Já no sistema socioeducativo, o número de adolescentes inscritos aumentou de 92 para 113 neste mesmo período.

O que é o Enem PPL

O Enem PPL é um exame específico para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou sob medidas socioeducativas. Aplicado pelo Inep desde 2010, ele é destinado a quem já concluiu o Ensino Médio e pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio para ingressar no Ensino Superior.

O exame é aplicado em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O número crescente de participantes revela o sucesso da iniciativa, possível pela parceria do MEC e do Inep com as secretarias estaduais de segurança pública, de administração penitenciária, de direitos humanos e de educação.

As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa, de cada unidade da Federação. Só podem participar aqueles que assinam Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso, por meio de um sistema on-line.

Há provas em penitenciárias, cadeias públicas, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas. A aplicação é posterior ao Enem regular e ocorre em dias úteis. Adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa interessados em participar do Enem PPL devem solicitar a inscrição ao responsável pedagógico da unidade prisional ao qual encontra-se recluso, desde que esta tenha assinado o acordo com o Inep.